Exploração da balança algébrica de quatro pratos

Nos dias 27 de Fevereiro de 2012 e 01 de março de 2012, a turma Efa Básico B3/4, teve uma experiência inédita no âmbito dos cursos de Educação e Formação de adultos: a utilização de balanças algébricas na resolução de equações. Assim, e sobre este instrumento didático, temos o seguinte, retirado da experiência

“Exploração da balança algébrica de quatro pratos”, no ProfMat2004-Covilhã, no dia 1 Outubro 2004, sendo seus autores os professores de Matemática: Filomena Rodrigues, Helena Martinho, Hernâni Parente,(respectivamente, EB 2,3 de Lamaçães, em Braga, Universidade do Minho, Braga e Secundária de Vale de Cambra)

 Balança Algébrica

A balança algébrica de quatro pratos fornece uma maneira original de modelar e explorar, no nível do concreto, os conceitos e os procedimentos relacionados com os números inteiros, as equações e as desigualdades. Esta balança é constituída por quatro pratos. Dois pratos são amarelos e funcionam como uma balança normal de dois pratos. Os outros dois pratos são vermelhos e caracterizam a balança algébrica.

A manipulação dos elementos da balança fornece uma base experimental para o desenvolvimento de ideias abstratas. Os alunos poderão aqui representar fisicamente equações e resolvê-las. A balança explora a noção de equilíbrio físico e a sua metáfora na resolução de equações. Metáfora que, em particular, permitirá aos alunos desenvolverem estratégias para a resolução de equações.

O seu uso em tarefas cooperativas de grupo incentiva as crianças a explorar, discutir e fazer conjeturas. Entre outras coisas, esta ferramenta permite:

  • facilitar a compreensão algébrica;
  • estudar conceitos pré-algébricos, nomeadamente o cálculo da soma de números inteiros relativos;
  • investigar a resolução de tarefas desde a simples troca dos membros de uma equação até à resolução de um sistema de equações do 1º grau;
  • incentivar o trabalho cooperativo, estimulando o discurso, melhorando as suas capacidades comunicativas à medida que, em conjunto exploram conceitos algébricos.

A opinião dos formandos desta turma do EfaBásico B 3/4. Todos manifestaram-se através da seguinte ideia:

“Gostei muito de recordar a resolução de equações através deste utensílio muito original. Nunca pensei que fosse possível utilizar uma balança para a resolução de equações. Mas entendi a sua importância para fixar a ideia do equilíbrio e assim, sequencialmente, obtermos equações equivalentes e “todas equilibradas”. Muito obrigado pela experiência”.

Hélder Ferreira, como representante desta turma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s