Solidários por um dia

“Solidários por um dia” foi o nome escolhido pelos formandos da turma B3/5, do Curso de Educação e Formação de Adultos, do Agrupamento de Escolas de Búzio, para uma atividade que se encontram a desenvolver, no âmbito do Tema de Vida “Com as plantas e animação, solidários de coração”.

Fomentar os valores da amizade e solidariedade e proporcionar momentos de alegria e boa disposição aos jovens e adultos da Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente, foram os motivos que levaram os formandos e formadores da turma B3/5, a deslocarem-se de novo a esta instituição, no dia 7 de março, e nem a chuva que se fez sentir, os demoveu do cumprimento dos seus nobres intentos.

Assim, pelas 13h e 45m, formandos e formadores partiram rumo às instalações da AVPACD, tendo sido recebidos de forma calorosa por todos os presentes.

Através do cantar de diversas músicas tradicionais portuguesas, a alegria e boa disposição fizeram-se sentir por todas as pessoas que se encontravam nesse local.

?????????????????????????????????

Grupo de formandos a cantar

Jovens e adultos da associação interagiram com formandos e formadores, acompanhando-os no cantar das músicas, aplaudindo-os com entusiasmo, havendo inclusive espaço para um pezinho de dança.

?????????????????????????????????

Jovens e adultos a bater palmas

?????????????????????????????????

Jovens e adultos a dançar

Os formandos decidiram também fazer uma pequena homenagem a todas as mulheres aí presentes, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, fazendo a contextualização histórica deste dia e declamando o poema intitulado “A ti. Mulher…”, do escritor Fernando Reis Costa, que ofertaram, no final, a todas as mulheres.

?????????????????????????????????

Formanda a explicar a história do Dia Internacional da Mulher

?????????????????????????????????

Formando a declamar o poema dedicado às mulheres

Os jovens e homens também tiveram uma merecida homenagem com a declamação de vários poemas sobre o tema da amizade, os quais lhes foram igualmente oferecidos.

?????????????????????????????????

Formanda a declamar uns versos sobre a amizade

?????????????????????????????????

Formanda a declamar um poema sobre a amizade

?????????????????????????????????

Formanda a declamar um poema sobre a amizade

No final, houve ainda tempo para um agradável convívio entre todos, durante o decorrer de um lanche que os responsáveis pela associação amavelmente disponibilizaram a todos os participantes.

Esta atividade, muito embora só se tenha concretizado no dia 7 de março, teve início umas semanas antes, com a recolha/seleção e preparação das músicas e dos poemas, e organização dos portefólios. O clima de alegria e boa disposição durante a preparação da mesma foi uma constante.

?????????????????????????????????

Formandos durante o ensaio

A todos os que tornaram possível a sua realização o nosso bem-haja. Encheram-nos de novo os nossos corações!

 

 

Anúncios

3 thoughts on “Solidários por um dia

  1. No dia 7 de março fomos realizar a atividade ” Solidários por um Dia” à Associação de Deficientes.
    Saímos da escola e fomos a pé até à associação.Quando lá chegamos, estavam todos à nossa espera para nos receberem. Fizemos as apresentações,cantamos e convivemos com todos. Também celebramos o Dia da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, com a leitura de um poema dedicado à mulher, que foi entregue a todas as mulheres. Também lemos e oferecemos poemas sobre a amizade aos homens. Por fim, cantamos a nossa música do curso EFA e foi-nos oferecido um lanche com carinho. Gostei de conviver com aquelas pessoas muito queridas. Foi uma experiência muito gratificante.

  2. Comentário pessoal:
    Gostei da saída da escola a pé, em conjunto com os meus colegas e os formadores.Foi um dia diferente, ou melhor, uma tarde diferente, em que fomos solidários.
    Deslocamo-nos à AVPACD, onde nos receberam com muito amor. Os jovens estavam com uma carinha de alegria, pois sabiam que iam passar umas horas divertidas.Eles cantaram, dançaram, choraram, enfim, houve momentos para tudo. Estavam todos felizes, eles, nós e todas as pessoas que lá trabalham.
    No final, foi-nos oferecido um lanche, em sinal de agradecimento.
    Vim de lá mais leve, senti que, por momentos, fiz algumas pessoas com algumas carências mais felizes.

  3. Comentário pessoal:
    Ajudei a preparar esta atividade, mas por motivos de saúde não pude estar presente, com muita pena minha, pois gosto de cantar. Sei que correu tudo muito bem com os meus colegas e os formadores. Parabéns aos meus colegas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s