Visita à Bel Portugal

No dia 3 de Abril de 2017 os formandos e formadores do Curso EFA níveis Secundário e Básico, realizaram uma visita às instalações da Empresa Bel Portugal.

Esta empresa possui duas fábricas em Portugal, em Vale de Cambra e Ribeira Grande, Açores. Emprega 550 trabalhadores nas duas fábricas.

Produz 6000 toneladas de queijo por ano, sendo que a marca principal é o queijo Limiano, em bola e fatias. A marca Terra Nostra é produzida em barra nos Açores e fatiada e embalada em Vale de Cambra.

O leite vem de produtores de Chaves, Vila do Conde, Trofa, Vagos e, em pequena quantidade, de Vale de Cambra.

A visita permitiu-nos observar todo o processo de transformação do leite em diferentes tipos de queijo, bem como as tecnologias utilizadas para fatiar e embalar o produto final.

Deve-se salientar a tecnologia de ponta utilizada, representada pelo trabalho realizado por um robot que retirava o queijo dos moldes e colocava em tabuleiros.

Tivemos a oportunidade de constatar o forte controlo a nível de higiene e segurança, na medida em que fomos obrigados a utilizar, nas secções que nos foi permitido visitar, um vasto equipamento de protecção individual (EPI), constituído por: bata, luvas, máscara, touca, supressores de ruído e protetor de sapatos.

Finalmente, para repor energias, foi-nos oferecida a degustação dos diversos produtos fabricados pela empresa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s